Sustentabilidade

Você está aqui: Home / Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE – O que é isso?

Você certamente já ouviu falar em sustentabilidade. Esta palavra está presente em anúncios e reportagens que vemos na TV, nas revistas, nos jornais… Mas o que significa?

Falando de uma maneira simples, sustentabilidade é o caminho do equilíbrio em que o social, o econômico e o ambiental se somam para vivermos em uma sociedade melhor para todos.

Para que algo seja considerado “sustentável”, deve atender aos três pilares sendo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.

Sustentabilidade tem muito a ver com o que acontece no mundo de hoje e com o nosso dia a dia.

Hoje, dividimos o planeta com sete bilhões de pessoas e muitas delas têm somente agora a possibilidade de consumir, adquirindo bens além da estrita necessidade, buscando maior conforto para sua família. Observamos isso no Brasil, com mais brasileiros podendo comprar ou construir suas casas, ou mesmo fazer uma reforma.Além disso, cada vez mais pessoas estão deixando para trás o campo, escolhendo viver em cidades.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, estima-se que a população do planeta será de nove bilhões, sendo que grande parte dessas pessoas fixará residência em áreas urbanas.

A Terra, no entanto, continua sendo apenas uma e o consumo precisa respeitar seus limites naturais. O consumo sustentável é uma maneira de garantirmos nossa qualidade de vida hoje e no futuro.

Nesse contexto, a sociedade tem pela frente um grande desafio: introduzir na área urbana um novo conceito de habitação e construção, que ofereça mais qualidade de vida aos habitantes das grandes cidades com menor impacto ao meio ambiente.

Uma das alternativas para alcançar esse objetivo é praticar o consumo sustentável na hora das construções e obras particulares: é usar com mais eficiência os recursos e os materiais necessários para a construção ou reforma diminuindo o desperdício, além de desenvolver projetos que utilizem a iluminação e a ventilação naturais e outras vantagens que o meio ambiente provê.

Pesquisas e descobertas têm acelerado a oferta no mercado de produtos inovadores, que facilitam e tornam mais eficientes grandes e pequenas obras, otimizando os aspectos econômico, social e ambiental. Atualmente, um amplo portfólio de produtos permite realizar obras e reformas eficientes e acessíveis. Exemplos disso são: lâmpadas mais econômicas, torneiras de fechamento automático e tintas à base de água, entre outros.

Engana-se quem pensa que obras sustentáveis são para poucos ou algo para um futuro distante.

Hoje em dia há várias matérias-primas, processos, técnicas e produtos acessíveis para todos. São soluções sustentáveis – o que pode ser traduzido por “eficientes” ou “inteligentes” – já disponíveis aqui no Brasil, e sendo utilizadas até mesmo em moradias populares.

Que tal aplicar estas ideias na sua obra?

Além de oferecer soluções para gerar economias no consumo de energia, a E-sol Brasil possui uma rede de parceiros que podem te ajudar a construir a sua casa ou a sua empresa da maneira mais eficiente e inteligente.

Para mais informações, enter em contato com a nossa equipe e visite também o nosso blog, que possui muitas dicas que vão além da energia solar.

FONTE: Ministério do Meio Ambiente.